SOMOS Sanguê
O Sanguê é um projeto de empoderamento feminino que, através de educação informal, pretende empoderar jovens do sexo feminino entre os 15 e os 25 anos e incentivá-las a expandir as suas competências pessoais, sociais e profissionais, tendo em vista a sua emancipação.
O nosso trabalho incorpora comunidades locais na co-criação de um currículo direcionado para os temas que pretendem abordar, desde educação menstrual a desenvolvimento profissional.
A nossa abordagem capacita mulheres santomenses ao providenciar ferramentas, de maneira a que tomem decisões informadas relativamente ao seu corpo e bem estar.

A NOSSA HISTÓRIA
O Sanguê nasceu da vontade comum de 2 mulheres portuguesas de ajudar a minimizar o problema de desigualdade de género em São Tomé e Príncipe.
Através da formação de empreedorismo social da ONGD WACT - We are changing together, chegámos à conclusão de que esta problemática tem um efeito bastante acentuado na sociedade de STP, e que afeta múltiplas vertentes das vidas destas mulheres. Após a pandemia, assistiu-se a um agravamento da desigualdade de género na sociedade santomense, através do aumento da gravidez precoce e do consequente abandono escolar por parte das mulheres. O pensamento crítico pouco desenvolvido, a fraca participação feminina na política e a reduzida integração das mulheres no mercado de trabalho formal também caracterizam a sociedade santomense da atualidade.
Tudo isto não nos deixou indiferentes e decidimos criar um projeto para que possamos colmatar esta problemática e promover uma solução a longo prazo.
Mas o que é a WACT?
A organização WACT foi a organização impulsionadora e incubadora do projecto Sanguê.
O projecto Sanguê foi criado através de uma formação em empreendorismo social, que na sua parte teórica, em que aprendemos os conceitos relacionados com empreendorismo social, bem como as boas práticas a ter enquanto voluntários, começámos a desenhar o projecto que mais tarde foi implementado em terreno. No caso do Sanguê, devido ao Covid, tivemos 2 anos de parte teórica, ao invés de 1, o que por sua vez permitiu-nos ter um documento de projecto pré-terreno mais compreensivo.
A parte prática, por sua vez, inclui 6 semanas em terreno (que no caso do Sanguê foram 12 semanas por incluir 2 turnos do curso) em que, com o apoio da coordenadora de terreno, implementámos o projecto trabalhado durante a formação.
TESTEMUNHOS
TESTEMUNHOS
A EQUIPA

JOANA
"Conheci em São Tomé mulheres incrivelmente trabalhadoras e resilientes com um positivismo inabalável apesar de todas as dificuldades que passam. Conheci mulheres que querem realmente melhorar a sua qualidade de vida e a dos dos seus, que querem tornar São Tomé num país ainda melhor para os São Tomenses e para as gerações futuras "

BEATRIZ
"São Tomé para mim é o leve leve, as praias, as pessoas, o nonsense que até faz sentido, as expressões que levo sempre comigo.E mais que tudo, é a mudança que se vê em tão pouco tempo, a força inexplicável que vi em pessoas santomenses que querem mudar e vão, sem qualquer tipo de dúvida, 'abalar' este país que tanto tem para oferecer e tanto oferece já"

JOE
Vir até São Tomé tem sido uma experiência enriquecedora para mim. É tão bom ser tão bem recebido quando se está tão longe de casa. A ambição que os nossos parceiros têm em cultivar vidas mais autônomas e prósperas motiva-me cada vez mais a aprender sobre esta incrível ilha. Obrigada por esta oportunidade, de participar nesta ideia de currículos adaptadas a realidades diferentes.